SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
FARROUPILHA
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO CAMPUS SANTO AUGUSTO
RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL
DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA EM 2014
ANDREIA DOS SANTOS DIAS - BOLSISTA
SANTO AUGUSTO, 14 DE AGOSTO DE 2014
IDENTIFICAÇÃO
Instituição: Escola Municipal de Ensino Fundamental Sol
Nascente
Cidade: Santo Augusto
Endereço: Rua Moisés Viana,
639, Zeca Silva
Responsável da instituição:
Mariluce Lorenson da Silva
Supervisora da instituição:
Fernanda Sperotto Aneas
Bolsistas: Ana Paula Schmadecke, Andréia dos Santos Dias,
Jéssica Amanda Sicheski, Rosiana Karine Lenz, Taína Heming
Público Alvo: 2º ano ao 9º ano
Coordenador do PIBID: Adão Carom Cambraia
RELATÓRIO
Relatório do ano de 2014 no PIBID
No ano de 2014 iniciei como bolsista do
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na Escola Municipal de
Ensino Fundamental Sol Nascentes, e desde que as atividades do PIBID tiveram
inicio, os pibidianos foram orientados primeiramente de ler o capitulo IV do
livro do autor Mario Ozório Marques, sobre "A Forma Escolar da Aprendizagem"
onde este foi um momento para discussão de questionamentos, duvidas e
destaques. As reuniões do Pibid proporcionaram um momento de maior
esclarecimento do mesmo.
Em outro momento então analisanos o
Projeto Politico Pedagógico (PPP) e Regimento Escolar da escola onde estavamos,
a partir deste analisar se no PPP havia algo que contemplava a informática, foi
feito então um levantamento das questões e realizado então um plano de ação
sobre o que iriamos e como iriamos trabalhar no laboratório de informática.
Começamos então com a turma do 8° ano,
onde foi criado um blog da turma no qual os alunos podem postar as tarefas
desenvolvidas na sala de aula, outro ponto foi a produção de textos,
ortografia, formatação e a criação de planilhas e gráficos.
Com
a turma do 7° ano, as aulas estavam direcionadas a disciplina de Língua
Portuguesa, a questão da ortografia, tipos de predicado, produção de textos e
formatação.
Nas turmas do 3° e 4°ano utilizamos
diversos softwares educacionais que envolviam a formação de palavras,
estimulação do pensamento e questões matemáticas utilizando as quatro
operações, atividades extras que tinham como objetivo acompanhar os conteúdos
da apostila.
A construção do blog utilizado como uma
ferramenta de acompanhamento das questões relacionadas ao desenvolvimento do
acadêmico com objetivo de ser utilizado
para a reflexão das práticas dentro da sala de aula, proporcionou diversos
conhecimentos para desempenho dessas práticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário